12/12/2019

A ACF manifesta apoio aos educadores gaúchos

22/07/2018

30 anos da Associação Clínica Freudiana

ACF - 30 anos

Há exatos 30 anos, no dia 22 de julho de 1988, a então Clínica Freudiana – hoje Associação Clínica Freudiana – era fundada, como um espaço no qual a psicanálise se inscreveria como práxis clínica e social na cidade de São Leopoldo.

Inicialmente sediada no Círculo Operário Leopoldense, inserindo assim o seu trabalho no campo da saúde psíquica do trabalhador, a Clínica Freudiana nasceu como um local de realização de estágio acadêmico, a partir do desejo e da aposta de alguns psicanalistas e estudantes, nomeadamente Mário Fleig, Luiz Carlos Petry e Sonia Bley, tomando como base o texto freudiano, e a retomada deste texto por Lacan. O Círculo Operário acolheu e subsidiou esta proposta inicial, sendo que a parceria e o trabalho conjunto com esta instituição perdurou durante muitos anos e resultou na produção de projetos e iniciativas, articulando a psicanálise ao campo social e comunitário. Esta origem foi de extrema importância, tanto na história e na caminhada da instituição, quanto na trajetória de muitos de seus participantes. A vinculação ao Círculo Operário veio a contribuir, como marco inicial, na produção de grande parte dos traços singulares da instituição Clínica Freudiana. Podemos citar, como exemplo de tais traços singulares, o compromisso de relançar as perguntas relativas às condições da cultura e como aquelas acabam por incidir sobre o psicopatológico - as paixões, os excessos, os sofrimentos inerentes à condição humana.

Já em janeiro do ano de 1999, realiza-se a refundação da Clínica, agora como Associação Clínica Freudiana, iniciando-se então um outro momento de sua história, enquanto instituição independente, ao propor-se como associação em psicanálise. Tal passo aponta para uma implicação mais específica em relação às questões relativas à formação e à transmissão da psicanálise, para além dos vínculos acadêmicos, entre outros. Mais do que isso, situa o horizonte de uma forma de enlaçamento do trabalho, a partir de uma aposta nas singularidades. Nesse sentido, pode-se retomar as palavras da atual presidente da ACF, Sonia Bley, para quem o termo associação, “ ... comporta uma tentativa de enlaçamento daquilo que é sempre díspar, portanto, porta sempre o inencontrável, o inconciliável ( unverträglich ) e nisso podemos apostar na transmissão como um operador importante.” ( Entrevista à Revista Triebuna Freudiana ).

No momento em que completa 30 anos, a ACF relança a aposta de seus fundadores, aposta frutífera e promissora, e que é também uma aposta no legado freudiano. Tal herança, não situa apenas o âmbito de uma clínica da escuta do sofrimento em sua singularidade, mas também diz daquilo que, do desejo, se enraíza nas pulsões de vida, Eros, que, como diz Freud “mantem unidas todas as coisas vivas”.

Assim, a Associação Clínica Freudiana deseja agradecer a todos que, de alguma forma, participaram, contribuíram e contribuem para a continuidade desta história.

Feliz Aniversário ACF!

12/10/2015

Reunião Clínica - Seminário 10 - A Angústia - Lição XI

Informamos que esta Reunião Clínica foi tranferida para o dia 21/10/2015, quarta-feira, às 19h30min.

21/08/2015

Palestra na IENH

A Psicanalista e Presidente da Associação Clínica Freudiana Sonia Maria Bley irá participar no curso de graduação em Psicologia da IENH em Novo Hamburgo - RS, pelo dia do dia do Psicólogo - 27/08/2015, ministrando a palestra: "Aspectos diferenciais da escolha da neurose - histeria, neurose obsessiva e fobia"!
Estão todos convidados!
Vagas limitadas!
Entrar em contato com a IENH

Associação Clínica Freudiana