Agenda do mês

Data Atividade

Biblioteca da ACF

Espaço privilegiado para consultas e pesquisas aos associados e laboratoristas da ACF, o qual dispõe de um amplo acervo de obras psicanalíticas, como também, filosóficas, antropológicas, sociológicas, literárias, entre outros.

Cartéis, Cursos, Grupos de Estudo e Seminários

Exposições teóricas e discussões de textos psicanalíticos ministradas por membros da instituição, a partir da interlocução com os escritos fundantes e os contemporâneos da clínica psicanalítica.

Cartel - Da angústia ao gozo na neurose obsessiva

Texto norteador: Seminário 10 - A Angústia - J. Lacan

Proponente: Carmen Franzen

Periodicidade: Quinzenal – quintas-feiras

Horário: 16h 30min (via Skype) – Fechado

Cursos

Não existem cursos agendados para o período.

Grupos de Estudos

Grupo de Leituras Sobre a Primeira Infância

Pesquisar, a partir do referencial freudo-lacaniano, questões clínicas que concernem à primeira infância (de zero a três anos). Examinar a história do aparecimento da clínica com bebês dentro da psicanálise; especificar essa clínica no que ela tem de diferente e o que isso implica nas questões da temporalidade em psicanálise: como o tempo se inscreve no sujeito e como este historiciza sua experiência de ser. Também pretendemos discutir acerca das possibilidades de transmissão dessa clínica.

Coordenação: Eva Rozângela da Rocha Geremia

Periodicidade: Mensal – quintas-feiras

Horário: 18h às 19h30min (via Skype) - Aberto

Investimento: Isento

Grupo de Estudos - Infância e Psicose

Conforme Lacan (1954-1955/2002) a estruturação da psicose não é a mesma na criança e no adulto, pois na criança o que se tem é um sujeito em constituição e, no adulto, um sujeito constituído. A singularidade desta clinica nos faz interrogar e dialogar com a teoria para que possamos pensar na questão da estrutura na infância, assim como nas intervenções e direcionamento do tratamento.

O estudo se dará a partir dos textos freudianos, lacanianos e de contemporâneos.

Coordenação: Carmen Franzen

Periodicidade: Quinzenal - quintas-feiras

Horário: das 18h às 19h30min (via Skype)

Investimento: Associados e Laboratoristas: Isento / Demais interessados 30,00 por encontro

Bibliografia:

Calligaris, C. (1989). Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre, RS: Artes Médicas

Dolto, F. (1972). O caso Dominique. Rio de Janeiro: Zahar

Freud, S. (1973b). A perda da realidade na neurose e na psicose. In Obras completas (Vol. 3).

Jerusalinsky, A. (1989). Psicanálise e desenvolvimento infantil. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

Jerusalinsky,A. (2002). A direção da cura nas psicoses (ou do "curativo"). Revista da APC: Psicanalisar, seis (6)

Jerusalinsky, A. (1993). Psicose e autismo na infância: Uma questão de linguagem. Psicose, 4 (9). Boletim da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, RS.

Lacan, J. (1998). De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose In J. Lacan, Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 537-590). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor.

Lacan, J. (1988). O Seminário - livro 2: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Originalmente publicado em 1954-1955)

Lacan, J. (2002) O seminário, livro 3: As psicoses, 1955-1956. (A. Menezes, trad.) Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2002.

Laznik-Penot, M. C. (1997) Rumo à palavra: Três crianças autistas em psicanálise. (M. Seincman, trad.) São Paulo, SP: Escuta

Reunião Clínica

O SEMINÁRIO - LIVRO 8

A TRANSFERÊNCIA

Coordenação da discussão: Associados

Direção Clínica: Sonia Maria Bley

"Alcibíades quis subordinar Sócrates ao objeto de seu desejo, dele, Alcibíades, que é agalma, o bom objeto. Como não reconhecermos, nós analistas, o que está em questão? Isso é dito claramente: é o bom objeto que Sócrates tem no ventre. Sócrates, ali, não é mais que um invólucro daquilo que é o objeto do desejo. É mesmo para marcar que ele não passa desse invólucro que Alcibíades quis manifestar que Sócrates é, em relação a ele, o servo do desejo, que Sócrates lhe está assujeitado pelo desejo. O desejo de Sócrates, ainda que o conhecesse, ele quis vê-lo manifestar-se em seu sinal, para saber que o outro, objeto, agalma, estava à sua mercê.
Ora, é justamente o ter fracassado nessa tentativa que, para Alcibíades, o cobre de vergonha. [...] É que , diante de todos, é desvelado em seu traço o segredo mais chocante, a última mola do desejo, que sempre obriga, no amor, a dissimulá-lo um pouco: seu objetivo é a queda do Outro, A, em outro, a." Considerando a importância do conceito de transferência para a psicanálise, a ACF elegeu em 2021 e 2022 como eixo de estudos O Seminário Livro 8 - A transferência. Assim, convidamos a todos os interessados a participar da Reunião Clínica.

Bibliografia: LACAN, Jacques. Seminário Livro 8 – A transferência (1960 - 1961)

Investimento: Profissionais: R$ 40,00 / Estudantes: R$ 20,00

Associados e laboratoristas: Isento

Data e lição: ver agenda - às quartas-feiras - às 19:30h via Skype

Fórum Clínico

Não existem fóruns clínicos agendados para o período.

Seminários

OPERADORES CONCEITUAIS NA CLÍNICA PSICANALÍTICA

• Conceito a ser trabalhado no ano: Fantasia

• Objetivos:
- acompanhar a construção conceitual em Freud e Lacan;
- estudar o seu uso clínico, enquanto conceito e articulado a outros conceitos, comparando com alguns empregos atuais.

• Metodologia:
- composição singular da temática, cotejada por leitura de textos de Freud de diversas fontes, bem como da original; leitura de textos e partes de seminários de Lacan sobre a temática; acompanhamento, articulação e discussão dos diversos usos e contextos clínicos do conceito.

• Bibliografia:
- Obras Completas de Sigmund Freud (nas diversas Traduções)

Ministrante: Sonia Maria Bley

Periodicidade: mensal – às quartas-feiras

Horário: 18h às 19h30min (via Skype)

Investimento: R$: 50,00 por encontro / Para Associados e Laboratoristas: R$ 40,00

Inscrições: com Sonia Bley – fone: 51 99989-7978

Associação Clínica Freudiana