Laboratório de Psicanálise

Enquanto instituição voltada para o ensino e a pesquisa em psicanálise, a partir dos pressupostos éticos e clínicos construídos por Freud e Lacan, a ACF mantem o Labortório de Psicanálise, o qual se inscreve entre as atividades da instituição, tanto como lugar de fomento e interlocução da teoria e práxis psicanalítica, quanto um espaço privilegiado para interrogar as possibilidades de trocas e reconhecimento entre profissionais que inscrevem seus trabalhos na instituição. Entre as atividades previstas para os laboratoristas, destacam-se: seminários, grupos de estudos, reuniões clínicas, cursos, produção escrita, supervisão e atendimento clínico.

Objetivo: Fomentar o estudo e a pesquisa psicanalítica e contribuir para a qualificação da formação dos interessados.

Público alvo: Interessados em psicanálise.

Atividades previstas:

Seminários: exposições teórico-práticas semanais.
Supervisão clínica: supervisão frequente de casos clínicos.
Reunião clínica: encontros mensais para discutir textos, avaliar as demandas clínicas endereçadas à ACF e problematizar o fazer clínico.
Atendimento clínico: para realização da prática clínica é indispensável o trabalho de supervisão.
Produção escrita: elaboração de um ensaio a partir do interesse do participante.
Cursos bimensais: com duração de 6 horas, ministrados por convidados e colaboradores.

Seminários:
- Laboratório de psicanálise: fundamentos, princípios e diversidades.
- Estudos sobre a histeria
- A interpretação dos sonhos
- Os casos clínicos de Freud
- Metapsicologia psicanalítica
- Teoria e técnica psicanalítica
- As estruturas clínicas
- A formação do psicanalista
- Adolescência e contemporaneidade
- Jacques Lacan e as proposições lógicas de retorno a Freud
- Seminários de Lacan

Eixos Temáticos dos Cursos:
- Pesquisa psicanalítica
- Trabalhos institucionais
- A clínica psicanalítica e a direção do tratamento (neurose, psicose e perversão)
- Infância e Adolescência
- Psicanálise e outras áreas do saber
- Autores Contemporâneos

Ministrantes:
Carlos Alberto Rambo, Carmen Franzen, Eloá Cristina Konrath, Eva Rozangela da Rocha Geremia, Felipe Baségio, Ilvo Fernando Port, Rosane da Silva Nascimento e Sonia Maria Bley.

Coordenação e contatos:
Carlos Alberto Rambo - Diretor de Ensino e Pesquisa da ACF (51) 99291-6971